O exercício da cura dos “pets” confunde-se com o início da civilização humana e sua antiguidade pode ser identificada a partir do próprio processo de domesticação dos animais.

A Medicina Veterinária moderna teve origem em 1762, com a criação da primeira escola de veterinária na França.



Roupa de veterinária no Brasil



Com a chegada da família real ao Brasil, em 1808, nossa cultura científica e literária recebeu novo alento, pois até então não havia bibliotecas, imprensa e ensino superior no Brasil Colônia.

São fundadas, inicialmente, as Faculdades de Medicina (1815), Direito (1827) e a de Engenharia Politécnica (1874).

Os primeiros “profissionais de pet” terminaram a graduação em 1917. O primeiro diploma legal a regulamentar a Medicina Veterinária veio com o Decreto 23.133 de 9 de setembro de 1933 e por isso, atualmente, 9 de setembro é o dia do médico veterinário.


História do Jaleco no mundo



Semmelweis (1818-1865) foi um médico húngaro famoso por descobrir métodos eficazes contra a febre puerperal, que é o nome da doença que matou milhares de mulheres e crianças em maternidades, no início do século XIX, no puerpério, período logo após o parto.

A causa inicial da infecção se dava pela entrada de germes por meio de mãos sujas, instrumentos cirúrgicos contaminados e roupa infectada.

No século XX, com a descoberta de novas doenças e grande avanço na ciência médica, o jaleco branco, definitivamente, passa a ser uma vestimenta de proteção e conseqüentemente, passa a ser símbolo de identificação do trabalhador da saúde e qualidade.

Para o uniforme dos veterinários no Brasil, em 1978 a portaria número 3.214, do Ministério do Trabalho e Emprego regulamenta entre outras normas a Norma Regulamentadora NR 6 – EPI, considera-se Equipamento de Proteção Individual, como todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a saúde do trabalhador.


historia da medicina veterinaria